quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Introdução da Quimica:Origem,Importância,Aplicações da quimica

Quinta-feira, 20/10/11  ORIGEM:
       A origem da química confunde-se com a prática da alquimia, a arte de modificar substâncias ou de simplesmente observar as transformações espontâneas ocorridas na natureza. Para a alquimia, as transformações eram um ponto central, sendo tão fascinantes quanto úteis. Fazer sabão a partir de gordura e cinzas, aprender a controlar o processo de fermentação, obter bronze de minérios de cobre e estanho eram alguns dos conhecimentos importantes também do ponto de vista econômico. Observando a natureza e tentando modificá-la, o homem ambicionava transformar o mundo. A prática levou ao conhecimento, dando origem à ciência. Embora a química, como a alquimia, trate de transformações - desde as que acontecem nos reatores nucleares até aquelas que ocorrem na fixação de nitrogênio por bactérias - a antiga arte, em um avanço fantástico em poucas centenas de anos, tornou-se uma grande ciência. Com o atual nível de conhecimentos químicos, é possível, por exemplo, demonstrar que o que nossos narizes reconhecem como "cheiro de chocolate" é resultado de uma composição de pelo menos trinta e nove substâncias. Substâncias, átomos, moléculas, ligações, estruturas, modelos, reações - esse é o material utilizado pelo químico para descrever o mundo e suas transformações, tal como um artista utiliza-se de pincéis, tintas e telas para retratar o que observa. Em nosso dia-a-dia podemos observar muitas transformações: a evaporação da água líquida, o cozimento dos alimentos pela ação do calor, a queima de uma vela, produzindo luz e calor, a transformação da gasolina em energia que move um veículo. A explicação para esses e muitos outros fenômenos, quer ocorram naturalmente, quer sejam provocados pelos seres humanos, está baseada na Teoria Atômico-Molecular.
           IMPORTÂNCIA:
        Na natureza, ocorrem continuamente numerosoas transformações. Em muitas delas, uma materia origina outra, num ciclo interminável. Esse tipo de transformação é conhecido por fenômeno químico e é explicado pela química; ou seja, a química está presente na natureza e em suas transformações, no nosso cotidiano, no alimento e na medicina. 
        A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente. Encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e sua preservação é um dos papéis importantes da Química de hoje. Alguns exemplos da atuação da Química, pode-se citar como a produção de produtos biodegradáveis, recuperação de rios poluídos, a reciclagem de resíduos, o tratamento de esgotos e outros.
         A importância da química para a biologia e a medicina é reconhecida desde os primórdios Exames químicos de grande sofisticação são crescentemente utilizados para o diagnóstico de doenças e um grande números de fármacos estão à disposição da terapêutica. Os antibióticos, por exemplo, são substâncias naturais ou sintéticas, cujas moléculas dos nossos tecidos das bactérias invasoras, e afetam especificamente essas últimas.
        Entre os materiais cuja síntese depende de técnicas e conhecimentos químicos estão cerâmicas de vários tipos, fibras óticas, semi-condutores, pigmentos fluorescentes, tintas especiais, plásticos e ligas ferromagnéticas.
          Na verdade Podemos dizer que tudo à nossa volta é química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação. A química proporciona progresso, desenvolvimento e através do uso dela que suprimos as necessidades: O uso de materiais de limpeza e higiene, roupas de fios artificiais, desenvolvimento da indústria farmacêutica, fertilizantes e pesticidas para plantação, produtos industrializados cuja obtenção depende de transformações químicas como plásticos e por aí vai.      
     APLICAÇÕES:
        A química está presente em diversas maneiras no nossos dia-a-dia, como por exemplo, na agronomia, na medicina e seus aparelhos, como o Raio X, no desenvolvimento de antibióticos e vacinas, na ecologia, na indústria cosmética, na produção de tinta, de sabão, de combustíveis, fertilizantes, plásticos, etc. Além de estar presente também no nosso corpo, já que este produz diáriamente doses de compostos orgânicos, como a uréia, está presente também no desenvolvimento bélico, como no caso das bombas atômica e de hidrogênio. Também vemos a química na poluição atmosférica, e nas formas de diminuir a poluição nao só do ar, mas de rios e mares também. Enfim, a química nos rodeia todos os instantes.

GRUPO:CLEITON SANTOS E KAIQUE MOREIRA       SERIE:1º      TURMA:05

Postado por Cleiton   ÁS  20:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário