quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Materia: propriedades: Estados Físicos: mudanças de estados e fenômenos

Quinta-feira, 20/10/11             Materia                                                                                                                                                               Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
  Propriedades
propriedades físicas e propriedades químicas.
 Estados físicos
Sólidos, líquidos e Gasoso

O Estado sólido

A matéria no estado sólido apresenta forma e volume constantes. Assim, se deixarmos um bloco de ferro sobre uma mesa, sua forma permanecerá a mesma.
As moléculas que formam os corpos estão sujeitas a forças de atração, conhecidas como forças de coesão. No estado sólido, as moléculas estão próximas uma das outras. Conseqüentemente, as forças de coesão são grandes, e as moléculas se movimentam pouco. Forças de coesão grande são responsáveis pela forma definida dos sólidos.
O Estado líquido

A matéria no estado líquido mantém seu volume constante. Sua forma, porém, não é constante, correspondendo àquela do recipiente que a contém.
No estado líquido, as moléculas estão mais distantes, e as forças de coesão são bem menores. Ficando mais soltas, as moléculas apresentam maior mobilidade, o que confere aos líquidos a propreidade de assumir forma do recipiente que os contém.
O Estado Gasoso

No estado gasoso, a matéria não apresenta nem volume nem foma constantes. Como nos gases a distância entre as moléculas é muito grande, as forças de coesão entre elas são extremamente fracas, e elas têm grande mobilidade.
Quando liberamos um gás que estava preso em um frasco, ele se espalha pelo ambiente. Podemos verificar esse fato com facilidade se pensarmos no vapor exalado pelos perfumes. Embora sejam líquidos, eles evaporam muito rapidamente. Experimente abrir um frasco de perfume e afastar-se alguns metros. Você logo sentirá seu cheiro, o que mostra que parte dele evaporou e se espalhou pelo ambiente.

Mudanças de Estado
 As mudanças de estado físico da matéria ocorrem como resposta a influências externas como: temperatura, pressão, entre outras.
Vejamos então o que faz um líquido mudar de estado físico.
Ebulição: Como podemos identificar que um líquido está em ebulição? Quando ocorrer a formação de bolhas de vapor (gás) no líquido.
A temperatura na qual a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa é o que chamamos de ponto de ebulição, ocorre quando um líquido é aquecido a uma temperatura elevada. A tendência que as moléculas possuem de escapar torna-se tão grande que ocorre a ebulição.
A temperatura de ebulição da água, por exemplo, é de aproximadamente 100°C, nesse ponto a pressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica (pressão padrão). Dizemos então que o ponto de ebulição (P.E) da água é de 100°C.
Congelamento: ocorre quando diminuímos a temperatura de um líquido até o ponto de sua energia ser removida. O líquido se congela devido ao decrescimento da temperatura até o ponto de congelamento, esta mudança de estado físico só é possível devido a redução da energia cinética das partículas.
Evaporação: Essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido. Isso só acontece porque certa fração adquire energia para vencer as forças intermoleculares e escapar. 
Os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformarem em gases. A perda dessas moléculas que se movimentam mais rapidamente é o que chamamos de evaporação: um processo lento.
   Fenômenos
Fenômenos Físicos e Químico

Gerador de Van der Graff: fenômenos físicos envolvidos.
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.

Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.

Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Veja a demonstração com o papel:


Grupo: Cleiton Santos e Kaique Moreira
Postado por cleiton  Ás 22:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário